Skip Navigation LinksPágina Principal > Nomes Geográficos do Brasil

Nomes Geográficos


Nome geográfico é, basicamente, o nome de um lugar ou feição sobre a superfície da Terra. Aqui, é entendido como o topônimo (do grego topos = lugar + ónimo = nome) padronizado, que inclui, na maioria das ocorrências, um nome específico e uma designação genérica.


Endônimo s.m. (sXX) nome geográfico estrangeiro que obedece à grafia original do país de origem (p.ex., Buenos Aires).

São aqueles nomes geográficos estrangeiros, que, quando grafados em publicações nacionais, obedecem à sua grafia original. Por exemplo, em português grafa-se o endônimo Buenos Aires, e não o exônimo Bons Ares. Da mesma forma, a cidade de Sttutgart em português é grafada da mesma maneira como no idioma alemão. Torna-se um endônimo em português da grafia da referida cidade.

Exônimo s.m. (sXX) nome geográfico estrangeiro escrito de forma diversa da grafia original do país de origem (p.ex., Genebra/Genève).

Na terminologia empregada pela ONU é o nome geográfico estrangeiro escrito de forma diferente da grafia oficial do país de origem. Em português, Nova York, como grafam alguns ou Nova Iorque, como grafam outros, é o exônimo de New York.
(Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)
Nomes de Países em Português
 
 

A importância dos Nomes Geográficos


A importância da toponímia - ramo da onomástica que trata dos nomes próprios de acidentes geográficos naturais ou antrópicos - na aplicação teórica e prática nos diversos segmentos da atividade humana está relacionada aos seguintes aspectos:


Observações Importantes!
Fonte: PNGPR Toponímia Passo a Passo. Curitiba, 2008.

Por que padronizar os Nomes Geográficos?

A padronização dos Nomes Geográficos no Brasil visa: