Ago 2010
  • II Curso de Revisão de Normas Técnicas para a Padronização de Nomes Geográficos
    O Centro de Referência em Nomes Geográficos - CRNG/CCAR/DGC realizou, nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2010, na sala de treinamento da DGC, o II Curso de Normas Técnicas de Revisão de Nomes Geográficos, que faz parte do Programa Anual de Treinamento da ENCE, tendo o primeiro curso ocorrido em setembro de 2007. Foi ministrado pelos instrutores Cláudio João Barreto dos Santos, Graciosa Rainha Moreira, Márcia de Almeida Mathias e Paulo da Silva Santos e contou com a participação de servidores do IBGE, da DGC/CCAR, DGC/GPS, DGC/GMT e UE/BA-GGC, que interagiram bastante na abordagem dos temas Padronização de Nomes Geográficos, Reambulação, Tratamento Linguístico dos Nomes Geográficos e o Banco de Nomes Geográficos da Brasil - BNGB.
    A realização deste evento foi de grande importância, uma vez que visou orientar o tratamento dos nomes geográficos que integram os projetos de mapeamento e publicações da DGC segundo as normas ortográficas vigentes e as recomendações da ONU para a padronização de nomes geográficos; buscou-se, ainda, destacar o processo de coleta de nomes geográficos e materiais utilizados atualmente nessa prática, com ênfase na carga do BNGB.
    Vale ressaltar que este II Curso de Normas Técnicas de Revisão de Nomes Geográficos faz parte do Projeto de Nomes Geográficos, cujo principal objetivo é restaurar o valor sociocultural e histórico dos nomes geográficos, visando à padronização dos mesmos. Veja as fotos