Skip Navigation LinksPágina Principal > Comitê

Comitê de Nomes Geográficos - CNGEO

Com o objetivo de promover a padronização de nomes geográficos dentro do território da República Federativa do Brasil, assim como dos nomes estrangeiros que serão inseridos em produtos cartográficos nacionais, criou-se, em 2009, no âmbito da CONCAR, o Comitê de Nomes Geográficos.

Visa-se evitar as inconsistências nos nomes geográficos constantes nos documentos oficiais, portadores de fé pública, que podem levar à validação equivocada de pareceres judiciais concernentes às questões de limites político-administrativos, outorga de águas, dentre outras questões de interesse ambiental e fundiário.

Além disto, a partir da instituição da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE através do Decreto-Lei 6.666, de 27 de novembro de 2008, a padronização dos Nomes Geográfico tornou-se ainda mais imperativa, uma vez que entende-se os Nomes Geográficos como uma categoria de dados de referência da citada infraestrutura. Acredita-se que se tornarão uma das suas principais portas de entrada. É inquestionável que a maioria dos usuários se utilizará do nome geográfico para a recuperação de dados e informações oriundas da INDE, como ocorre nas IDE’s de outros países.