Skip Navigation LinksPágina Principal > Histórico de Notícias

Histórico de Notícias


Novembro 2011

  • O Centro de Referência em Nomes Geográficos implementou os Curso de Introdução à Padronização de Nomes Geográficos e Normas Técnicas para Revisão de Nomes Geográficos 2011, que integram o Programa Anual de Treinamento (PAT) do IBGE. De 22 a 25 de novembro, quatorze servidores desta instituição foram treinados no Rio de Janeiro, pelos instrutores Cláudio João Barreto dos Santos, Márcia de Almeida Mathias, Paulo Santos e Ana Cristina Resende.
    Os dois primeiros dias do curso foram dedicados à introdução da temática dos Nomes Geográficos, conceitos básicos e aspectos linguísticos de sua padronização, e, como na edição anterior, foi realizada prática de campo no terceiro dia. Nos últimos dias, os alunos apresentaram os resultados de suas pesquisas em campo e praticaram a padronização e revisão de Nomes Geográficos em gabinete.


Outubro 2011

O índice é um produto do Banco de Nomes Geográficos do Brasil (BNGB). Ele reúne, em ordem alfabética os nomes padronizados e a localização (Unidade da Federação a que pertencem, latitude e longitude) de todos os elementos retratados na Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo (na escala 1:1.000.000, em que 1 cm no mapa corresponde a 10 km no território), incluindo rios, formas de relevo, localidades, edificações e parte dos conjuntos de nomes dos países vizinhos abrangidos pela base, entre outros.

Ficam de fora do índice as informações históricas e linguísticas e aquelas provenientes do Projeto Nomes Geográficos do Estado do Paraná (PNGPR), que só constam da versão digital do BNGB.

A primeira publicação do IBGE sobre o assunto nomes geográficos, intitulada “Índice dos Topônimos da Carta do Brasil ao Milionésimo” e divulgada em 1971, foi bastante utilizada por produtores de documentos cartográficos e pesquisadores de diversas áreas de estudo. No decorrer das décadas de 80 e 90, o instituto editou em formato eletrônico, apenas para usuários internos, duas publicações equivalentes. Agora, pela primeira vez, o índice está disponível na Internet, para consulta, download ou impressão.

Ele será atualizado conforme as novas versões da Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo ou outras bases sejam incorporadas ao Banco de Nomes Geográficos do Brasil.


 Setembro 2011

  • Em 23 de setembro será lançado no Rio de Janeiro o Banco de Nomes Geográficos do Brasil (BNGB). Na mesma data, o Banco será disponibilizado na internet, sob o endereço http://www.bngb.ibge.gov.br
    Está previsto para outubro o lançamento na internet, através do site do IBGE, do Índice de Nomes Geográficos da Base Contínua da Carta Internacional do Brasil ao Milionésimo.
  • O Curso de Introdução à Padronização de Nomes Geográficos será ministrado nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2011, de 9 às 12 horas, na sala de treinamentos da Diretoria de Geociências, em Parada de Lucas. Como na edição anterior, o curso contará com prática de campo no dia 23/11.


Julho 2011

  • A equipe do Centro de Referência em Nomes Geográficos participou, com três trabalhos, da  25a Conferência Internacional de Cartografia realizada em Paris, de 3 a 8 de julho de 2011.

Trabalhos
Fotos


Março 2011

  • Já se encontra disponível em meio digital o Glossário dos termos genéricos dos nomes geográficos utilizados no mapeamento sistemático do Brasil - vol. 1 - Escala 1: 1 000 000 . A versão impressa do glossário está pronta, e será em breve distribuída às instituições parceiras.
  • Curso de Introdução à Padronização de Nomes Geográficos
    De 30 de novembro a 2 de dezembro de 2010, o Centro de Referência em Nomes Geográficos implementou o curso para servidores do IBGE, contando com a participação de dois funcionários da Unidade Estadual de Pernambuco. A grande novidade do curso, ministrado por Cláudio João Barreto dos Santos, Marcia de Almeida Mathias e Ana Cristina Resende, foram as atividades práticas de pesquisa e coleta de nomes geográficos, realizadas em Ramos e na Pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha. Veja as fotos.



Novembro 2010

Agosto 2010
Maio 2010 - Projeto de Nomes Geográficos do Paraná – Toponímia Passo a Passo no site V1 Magazine